Bendita Cura no Catarse

Olá pessoal,

Estou começando uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para meu próximo livro de quadrinhos, o primeiro volume de BENDITA CURA!

Confiram e se gostarem do projeto, apoiem! https://www.catarse.me/bendita_cura_1

A história

Desde pequeno, Acácio do Nascimento era um garoto diferente dos demais. Preferia brincar de boneca a jogar futebol, o bambolê lhe interessava mais que carrinhos e pistolas de cowboy. Assustados com a possibilidade de seu filho ser homossexual, Mara e Galdino submetem Acácio desde os cinco anos de idade a diversos tratamentos para ele se tornar um menino normal como os outros.

Neste primeiro volume, acompanhe a infância e a adolescência de Acácio, a dificuldade de seus pais em lidar com uma questão que desprezam sem ao menos conhecer direito, as provocações de outras crianças na escola, o despertar de sua sexualidade e as cobranças para se encaixar nos padrões ditados pela maioria.

Desde 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionou contra a homossexualidade ser considerada uma doença e passou a tratá-la uma variação natural da sexualidade humana. A partir deste entendimento, uma resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) proibiu os profissionais de aplicarem terapias para tentar alterar orientação sexual no Brasil.

Mesmo assim, a chamada “cura gay” volta e meia vem à tona por conta da ganância dos que almejam lucrar com a ignorância e o preconceito sobre a questão. Grupos conservadores desejam submeter pessoas perfeitamente saudáveis a tratamentos abusivos e, não raro, os próprios homossexuais se subordinam a métodos que beiram a tortura para corresponder às expectativas dos outros.

Bendita Cura retrata o que é ter a vida marcada pelo preconceito e os efeitos de terapias de reversão que tentam curar algo que simplesmente não é uma doença.

Por conta do teor da história, a HQ está sendo disponibilizada para leitura on-line gratuita para que sua mensagem chegue ao maior número possível de pessoas. Quem quiser pode ler no link a seguir e, se gostar, ajude a transformar a edição impressa em realidade apoiando a campanha no Catarse: https://tapas.io/series/bendita-cura

O autor

Mário César é cartunista, autor e editor de histórias em quadrinhos, além de atuar como ilustrador e designer gráfico freelancer. Já venceu duas vezes vencedor do Troféu HQ Mix, a principal premiação brasileira de quadrinhos, também foi indicado à premiação nas categorias Novo Talento – Roteirista e Novo Talento – Desenhista por sua série EntreQuadros. Já publicou charges políticas no UOL Notícias, Jornalistas & Cia e atualmente as publica no site Socialista Morena (www.socialistamorena.com.br).

Foi editor e colaborador da Front e co-editor e um dos desenhistas dos álbuns Pequenos Heróis (Devir e Marsupial) e Futuros Heróis (Nova Fronteira) de Estevão Ribeiro. Além disso é desenhista de Púrpura (SESI-SP Editora), com roteiro do jornalista Pedro Cirne, e de Não existem Super-heróis na vida real (Devir), em parceria com o escritor Nick Farewell. Ciranda da Solidão (Balão Editorial) foi seu primeiro quadrinho a abordar questões LGBTQ+s e foi viabilizado via campanha de financiamento coletivo no Catarse.

O livro

Este primeiro volume terá as seguintes características

  • 120 páginas coloridas;
  • miolo em papel offset 90g;
  • capa em papel supremo 250g;
  • formato 16×23 cm;
  • lombada quadrada e orelhas.

Além disso terá como brindes:

  • poster A4;
  • cartões postais;
  • íma de geladeira;
  • desenhos personalizados;
  • páginas originais do livro;
  • quadrinhos do meu catálogo
  • um jantar de lançamento do livro com comidinha caseira feita pelo autor.

O Catarse

O Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo onde artistas buscam concretizar seus projetos diretamente com seu público. Funciona como uma pré-venda do quadrinho diretamente com o autor que ajuda a financiar os custos de produção e a plataforma fica om uma percentagem disso. É bem simples de utilizar. Você pode se cadastrar com suas redes sociais e faz o pagamento como numa compra pela internet. Há diversas formas de pagamento disponíveis e caso a campanha não seja bem-sucedida (bate na madeira!), você receberá seu dinheiro de volta. Portanto, pode apoiar sem temer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.